O Ninjutsu hoje em dia



Atualmente exitem mais "ninjas" do que em toda a história do Japão Feudal, isto porque diversas escolas se dizem legítimas representantes de algum estilo de ninjutsu ou criaram os seus próprios estilos.

Entretanto, vale ressaltar que nenhuma delas é reconhecida por qualquer entidade certificadora de artes marciais tradicionais (ex: www.koryu.comNinjutsu: is it koryu bujutsu?).



Apesar desse fato ainda existem algumas poucas escolas sérias que se dedicam ao estudo dessa arte, mas a grande maioria são formadas por oportunistas e embusteiros que se aproveitaram do "Boom do ninjutsu" da década de 80 para se lançar no mercado.

Assim, pessoas amorais que praticavam sistemas de combate diferentes do ninjutsu, aproveitaram-se dessa época e do desconhecimento do grande público, sobre a arte ninja, para ganhar fama e dinheiro. Explorando a boa fé de pessoas interessadas em praticar a arte do "guerreiro das sombras" e a partir de histórias mirabolantes e fantasiosas, criaram os seus próprios estilos "milenares de ninjusu". 

Então, aproveitando-se do preceito do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, segundo o qual "uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", conseguem manter vivas as suas farsas até os dias atuais.



Fica a dica! 


Não existe ninjutsu brasileiro, não existe ninjutsu americano ou qualquer outro ninjutsu diferente daquele criado pelos japoneses no período do Japão feudal. Se você busca uma escola "tradicional" de ninjutsu  realize uma pesquisa séria antes de começar a praticar. Cuidado com os criadores de "escolas de ninjutstu" e cuidado com as escolas que eram desconhecidas antes da década de 80, especialmente se seus atuais representantes existirem apenas no Brasil, nos EUA e no Japão, sendo este último desconhecido por lá. Cuidado com os "professores" que se dizem treinados por velhinhos ninjas japoneses que nunca foram vistos e que sumiram misteriosamente ou que já faleceram, principalmente se praticavam um estilo de ninjutsu do qual esse "professor" ou o "professor" do "professor" se tornou o único representante no Brasil, nos EUA ou em outro país qualquer fora do Japão. Cuidado com histórias como a de algum velhinho japonês que foi para as montanhas e lá teve uma inspiração divina para criar o seu próprio estilo de ninjutsu. Cuidado também com os diplomas e certificados falsos ou com aqueles que dizem que esses documentos foram perdidos ou queimados por algum incêndio ao longo do tempo. Por fim, vale ressaltar que já se passaram algumas gerações de "professores" desde o "boom do ninjusu" da década de 80 e o atual "professor" pode ser apenas um alienado, um iludido ou um fanático seguidor que acreditou nas histórias de um oportunista qualquer! Lembrem-se: Uma mentira passa a ser verdade a partir do momento em que alguém acredita nela!


Cuidado com os aproveitadores inescrupulosos e seus séquitos de fanáticos seguidores! 
Não sejam alienados! Sejam críticos!