Disfarces e Vestimentas



A imagem estereotipada do Ninja, mostrando um guerreiro que sempre se vestia de preto da cabeça aos pés, é um pouco equivocada. Primeiro porque o ninja era um espião e, portanto, utilizava-se de vários outros disfarces. Segundo porque o preto não é uma cor natural do ambiente e tende a ressaltar até mesmo nas noites mais escuras.

Um conjunto de técnicas chamado Sichi-ho-de no Jutsu, ou "Sete caminhos de ir", consistia em sete disfarces básicos utilizados pelos agentes Shinobi, que utilizavam das peculiaridades de cada um deles para adentrar em fortificações inimigas e obter informações. São eles: 1) Samurai; 2) Komuso - monge itinerante; 3) Yamabushi - monge das montanhas; 4) Shukke - monge budista; 5) Saruwaka - dançarino de teatro Noh; 6) Tsunegata - fazendeiro; 7) Akindo - mercador.



Entretanto, toda sua segurança dependia de quão bem ele podia assumir o disfarce adotado, pois no Japão feudal o direito de ir e vir era muito restrito e sempre vigiado pelos samurai`s. Era uma época de suspeita e insurreição, e os senhores feudais viviam em constante temor de exércitos invasores de outras áreas, tentando depô-los e tirar suas terras. Se um viajante não tivesse uma razão legal para estar numa área, ele era imediatamente preso ou até mesmo morto.

Era neste tipo de atmosfera que o agente ninja tinha que tentar exercer sua função. Assim, meramente vestir-se e parecer-se com um monge ou mercador não era suficiente. Eles tinham que ser completamente proficientes nos modos e atitudes das pessoas, cuja forma eles tinham adotado. Um Komuso ou um Shukke eram geralmente bem-vindos em todas as cortes e castelos. Assim, um ninja nestas aparências teria que ser expert em cerimônias religiosas e ritos, a fim de representar seu disfarce com sucesso.

O uniforme característico do ninja, shinobi shozoku, era reservado apenas para as missões especiais, onde seria necessário um traje prático e eficiente, para que mesmo à luz do dia, esses agentes permanescessem ocultos e com a possibilidade de se moverem de forma rápida e silenciosa. Assim, essas vestimentas deveriam ser leves, maleáveis e de uma coloração que os tornassem imperceptíveis.

Alguns historiadores consideram que as vestimentas pretas, apesar de serem as mais famosas, só eram usadas nos festivais religiosos, pois mesmo à noite eram facilmente percebidas. As principais cores utilizadas eram o azul escuro, o marrom, o cinza e uma espécie de cinza-avermelhado. No Bansenshukai, considerado o mais importante Densho de Ninjutsu ainda existente, está descrito que as vetimentas também poderiam ser tingidas de verde, preto ou roxo escuro, variando de acordo com o ambiente.